quinta-feira, 23 de maio de 2013

Você 'tá de brincadeira?

Estamos em plena Semana Mundial do Brincar. O que isso significa? Tem semana certa pra brincar?
Calma.... Nada disso, a data foi criada com o objetivo de difundir a importância do brincar, e é uma deixa para pensarmos nesse assunto. 
Este é um direito da criança muitas vezes negligenciado. Não é um bônus, é tão importante quanto educação e saúde, aliás, está diretamente ligado tanto a um quanto a outro.
Se pararmos um momento para pensar, veremos que a brincadeira é uma oportunidade única de entrar no universo de nossos filhos. Através da brincadeira a criança nos conta coisas que talvez não saberia expressar de outra forma: medos, curiosidades, sentimentos íntimos que escapam através das fantasias nesses momentos de descontração. É brincando que a criança aprende, expande seus conhecimentos.
Estou começando a aprender um pouco sobre a pedagogia de Maria Montessori, e ela diz: “façamos de conta que a criança é um operário e que a finalidade de seu trabalho é produzir o homem. Porque o trabalho das crianças não produz um objetivo material, mas cria a mesma humanidade; não uma raça, uma casta, um grupo social, mas a humanidade inteira”. 
Dedicar uma parte de nosso tempo para entrar no mundo deles é uma forma muito forte de demonstrar aos nossos filhos que os amamos, que são importantes.
Mas este não é o melhor motivo para brincar. O melhor motivo é que é muito divertido!
Não consigo não pensar que ter um filho é ganhar uma segunda chance de ser criança, de viver a infância e todos concordam que esta é a melhor fase da vida. Por isso eu considero esse brincar uma oportunidade de me divertir com coisas simples novamente e não uma obrigação da maternidade. Não há alegria maior do que ouvir o riso solto de uma criança.
Não arranje motivos para não brincar. Não tem importância se está frio, vista agasalhos bem quentinhos, um gorro e pronto. Se joga na pracinha. Não se choquem com o que vou contar agora: frio não dá gripe. É sério! A única coisa que dá gripe é o vírus da gripe, e a única coisa que dá resfriado é o vírus do resfriado. Os números de casos dessas doenças aumentam durante o frio porque ficamos mais juntinhos em lugares fechados facilitando a contaminação. Pode ligar pra sua vó e contar tudo, mas não zoa porque a maioria das pessoas acredita nesse mito. Aqui tem uma matéria da Folha que não me deixa mentir e ainda compara as duas doenças que sempre são confundidas. Então, atividades ao ar livre são uma boa ideia mesmo no frio. Além disso se movimentar esquenta e gasta energia, libera endorfina, ajuda a mamãe a manter a forma e a criança a ficar de boa quando volta pra casa, dormir bem, faz bem à saúde. 
Outra coisa, tenha roupas para sujar. Não dá pra levar o filho pra brincar e ficar encanando com o estado da roupinha. Nem da dele, nem da sua.
E quando ficar em casa, para idade da Nina (1 ano e 2 meses) uma boa brincadeira é a caixa sensorial. Bem simples, consiste em uma reunião de elementos de diferentes texturas, formatos, aromas, cores para a criança explorar. Vou fazer a minha com farinha de milho em flocos, um fluf, lenço plissado, fouet, bolsa térmica e funil.
Dá pra fazer com água e corante alimentício também fica legal se a molhadeira for viável pra você. Lembrando que não pode deixar o bebê sozinho se utilizar algo que não possa ser ingerido ou se tiver água mesmo que rasinha, pois eles se afogam mesmo. Prometo fazer um post com fotos da caixa e mais algumas coisas que estou aprendendo.
Boa diversão a todos! Comentem, contem suas brincadeiras, deem ideias.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva em comemoração à Semana Mundial do Brincar promovida pela Aliança pela Infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário